Seja bem-vindo ao site do PET Medicina UFTM!!
Aqui você encontra informações sobre nossa história, o que somos e o que fazemos e muito mais.
Sobre o PET
O PETs UFTM e o PET-Medicina
Criado em 1979, o PET, Programa de Educação Tutorial, é um programa de Educação subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal Brasileiro que visa o estímulo à pesquisa, o ensino e à extensão universitárias, no nível de Graduação. O PET conta com 779 grupos distribuídos entre 114 Instituições de Ensino Superior distribuídas entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas regiões geográficas do país. Hoje a Universidade conta com 9 grupos, PET-Enfermagem, PET-Letras, PET-Matemática, PET-História, PET-Conexões Licenciaturas, PET - Serviço Social Conexão de Saberes, PET-Conexões Ciências da Natureza e Matemática, PET-Química.
História do PET-Medicina
O Prof. Dr. Aluízio Prata ficou interessado pela temática deste novo grupo que estavam surgindo nas Universidades brasileiras, os PETs. Pensando nisso, em 1988, ele tomou a frente da criação do que seria hoje o nosso PET-Medicina na antiga FMTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro), hoje UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Como o Professor Aluízio era da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), desde sempre o PET possui essa vinculação às disciplinas de Parasitologia e Doenças Infecto-parasitárias. Com sua criação em 1988, o PET-Medicina se tornou o primeiro PET do curso de Medicina do País. Mesmo depois de mais de 33 anos de sua criação, seguimos como um grupo extremamente ativo em todas nossas atividades, como sempre fomos.
Como é organizado o PET?
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET-Medicina da UFTM é atualmente composto pela tutora Profª Dra. Márcia Benedita de Oliveira Silva, pelo professor colaborador Prof. Dr. Mário Leon Silva-Vergara, além dos 12 bolsistas do curso de Medicina que estão entre o 2º e o 8º período.
Como fazer parte do PET-Medicina?
Os editais para seleção dos novos bolsistas PET-Medicina são disponibilizados no início de cada semestre letivo, no site da UFTM e nesse site. Além disso, os próprios bolsistas divulgam a abertura das inscrições nas salas de aula e via mídias sociais próprias, como o Instagram. Podem concorrer à vaga, os alunos de Medicina da UFTM dos 2º e 3º período. O número de vagas depende do número de bolsistas PET que deixam o programa. Lembrando, que o mesmo se extende desde o período de ingresso (que pode ser 2º ou 3º período), até o 8º período, último período antes do ingresso no internato.
Quem somos
Somos um grupo coeso composto por 12 integrantes e um Professor Tutor que tem como objetivo crescer de modo conjunto na faculdade, buscando sempre trabalhar em grupo de modo que o evoluamos tanto no campo individual, quanto no coletivo. Somos ecléticos que possui desde amantes do sertanejo até os mais devotos da MPB, temos de vegetarianos a amantes de sobremesas de terças-feira, de futuros clínicos até os fissurados pela cirúrgica, tem os apaixonados que ficam no meio caminho porque o coração é grande de mais e cabe os dois nele (clínica e cirúrgica) e, óbvio, que tem os indecisos também e tá tudo bem. No grupo há aqueles que amam abelhas, roça, cinema, drag queens e um bom copo de café, mas também há aqueles que amam canções, poemas, séries e documentários, nossos ídolos variam, vão de Anitta a Caetano e Tim, passando por Chaplin e Frida e por aí vai, a lista a imensa. O que importa é que nós nos conhecemos e nos respeitamos, irmãos perdidos, cada um em um período da faculdade, mas que se encontram e ficam juntos todas as segundas, terças e quartas (e alguns outros dias também).